Polipiso do Brasil

A RESISTÊNCIA E ABRASÃO DO PISO PARA CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO.

<p>Este tema tem uma abrangência muito vasta, mas neste artigo será dada uma contextualização básica fundamentada na resistência a abrasão e quais as tecnologias empregadas para aumento de desempenho e consequentemente  aumento da vida útil do piso para centro de distribuição.
São diversos métodos de ensaios para aferir à resistência a abrasão podendo ser eles fundamentados em normas internacionais (ASTM, DIM, etc.) e nacionais. Especificamente a NBR 12042 descreve sobre a resistência a abrasão classificando um piso de concreto de classe A (desgaste inferior a 0,8 mm), classe B (desgaste 0,8 a 1,6) e classe C (desgaste entre 1,6 a 2,3).</p>
<h2>CARACTERÍSTICAS DE PISO PARA CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO
<p>Uma das características mais importantes entre outras de um piso para centro de distribuição é sua resistência à abrasão e incrementar esta resistência é fundamental, isto é possível através da utilização de tratamentos de superfície.
A utilização de endurecedores químicos de superfície para piso de centro de distribuição é uma das alternativas do mercado. Seu princípio está fundamentado na reação química entre o fluoreto de silício e os hidróxidos de cálcios não reagidos na hidratação do concreto, transformam-se em cristais de elevada dureza, densificando a superfície do concreto e aumentando sua resistência a abrasão.
Outra opção é utilização dos denominados salgamentos (dry shake) minerais e /ou metálicos que são aspergidos sobre a matriz de concreto recém-lançada, homogeneizado no processo de adensamento. O ganho de resistência à abrasão está fundamentado no aumento de agregados de alta dureza e redução do fator água cimento na superficial. Estudos levam a concluir que este tipo de tratamento tem uma grande eficiência, classificando concretos em até classe A da norma NB 12042.
A Polipiso do Brasil já forneceu seus endurecedores, Enducret (químico) e P 05 (mineral e/ou metálico), para aplicações de mais de 10 milhões de metros quadrados em piso para centro de distribuição, tornando-se uma referência de mercado.</p></h2>

Solicitar Orçamento